Dicas para escolher vestido de madrinha

Por mais que a gente esteja acostumada a pensar num modelo de vestido pras ocasiões especiais, quando recebemos um convite para ser madrinha de casamento, bate aquela dúvida de qual vestido escolher, não é mesmo?

São inúmeras variáveis até chegar ao vestido ideal, e claro… todas as escolhas da noiva acabam influenciando na escolha do vestido que devemos usar para aquela cerimônia. E é algo que a gente deve se atentar!

E foi pensando em cada um desses pontos que resolvi escrever esse artigo, que deve te ajudar a chegar ao seu vestido de madrinha.

Estilo do casamento

Um dos primeiros sinais de como deve ser seu vestido de madrinha, estão no convite de casamento.

Sim!..  no horário,  no dia e no local da celebração.

Essas referências lhe darão uma ideia de como a noiva imaginou o momento e o que ela espera dos vestidos de suas madrinhas.

Vestido lilás madrinha de casamento

1.Vamos começar pelo horário.

Se for uma cerimônia durante o dia, ao ar livre, próximo da natureza – provavelmente essa é uma noiva que imaginou..

  • leveza.
  • ela gosta do realce das cores ao redor da sua cerimônia.
  • dos detalhes em sua forma natural.
  • tudo bem claro, leve, colorido.
  • o contato com as flores.
  • alguns detalhes que deixem a pele a mostra.

Então o seu vestido deve trazer essa mesma energia de leveza, balanço, transparência, tons pastel, candy colors e estampas florais. O único cuidado é para que os vestidos claros não se pareçam com o branco nas fotos!

Já as noivas que preferiram se casar a noite imaginaram a cerimônia..

  • com toque sereno
  • com a iluminação mais sóbria
  • o reflexo da iluminação, que remete aos brilhos, ao glamour e a escolhas mais elegantes.
  • as pedrarias, ao luxo.

Essas escolhas permitem que seu vestido tenha essa mesma mensagem, que ele seja  todo elaborado, com elementos com brilho, pedraria, renda, bordado, um vestido poderoso com as cores chegando na tonalidade mais escuras, só evitando que se pareça com o preto.

Nem tudo é brilho

Nem sempre um vestido de madrinha para noite precisa ter brilho, ainda mais se tratando de um momento minimalista que muitas preferem. Menos é mais, e isso também vale para escolha do vestido de madrinha.

Muitas madrinhas não se identificam com o estilo de vestido elaborado, com muitos detalhes e brilhos, e preferem os vestidos lisos que também pode trazer essa proposta de glamour.

Estou falando dos vestidos estruturados, das madrinhas que tem como prioridade a elegância.

Vestido rosa com flores 3D

2. Combinando seu vestido de madrinha com a data do casamento.

O dia da cerimônia influencia e muito na escolha de um vestido de madrinha.

Normalmente as  madrinhas de casamento recebem o convite com um tempo de antecedência diferente dos demais convidados, e isso facilita pensar na estação do ano que será o casamento.

Durante os meses com temperaturas mais quentes,  está permitido os decotes, os detalhes discretos da exposição da pele e também das transparências.

No inverno prefira os tecidos mais encorpados como o veludo que traz um pouco de drama pro seu visual, um modelo manga longa, prefira poucos detalhes da pele em exposição.

Como a temperatura aqui no Brasil oscila e nem sempre está frio nas estações mais frias, só não acho interessante preferir correr o risco de escolher um vestido leve e contar com a sorte, ou deixar que a data do casamento se aproxime para daí pensar numa forma para se aquecer.

Então, se o casamento for entre os meses de Abril a Agosto, considere vestidos que realmente atendam aos dias de inverno!

3. Combinando seu vestido de madrinha com o lugar..

É normal a gente dar aquela espiadinha na internet no lugar que será a celebração e a festa do casamento. Essas informações entregarão se o lugar é sofisticado ou se tem um clima mais descontraído.

Se combinar a proposta do lugar com o horário, fica fácil imaginar o estilo que deve ser seu vestido de madrinha.

Lugares rústicos também permite que as madrinhas usem dessas características em seus vestidos, como rendas mais encorpadas, como em arabescos e os vestidos em camadas.

Os lugares com clima clássico transfere essa mesma inspiração para os trajes dos convidados e para as madrinhas.

Converse com a noiva

Nada melhor do que conversar com a noiva antes de definir seu vestido de madrinha. Afinal, foi ela quem idealizou todos os detalhes do casamento e poderá te guiar caso tenha alguma formalidade na celebração.

Esse bate-papo é bacana até pra que você se sinta ainda mais adequada à celebração e conheça as regras do protocolo.

Embora o vestido de madrinha tenha que ter a sua personalidade, pode ser elegante da sua parte procurar saber qual o gosto da noiva, pra que não corra o risco de usar um decote, uma cor, ou modelo que desagrade.

Madrinhas com cores iguais

Se a noiva optou por alguma cor específica peça à ela uma paleta de cores desde o mais claro até a tonalidade mais escura que você poderá variar.

Essa é uma das exigências das noivas que muitas vezes deixam as madrinhas preocupadas por não encontrar exatamente a cor pedida, mas calma… normalmente  existe uma variação de cores que poderá escolher e te auxiliará.

Embora gere um trabalho extra para as madrinhas, a beleza de ter todas as madrinhas iguais no dia do casamento, compensará todo seu esforço!

E a dica é: se a cor fugir de sua preferência, busque ao máximo priorizar os modelos que valorize seu biotipo.

Madrinhas com cores diferentes

Além de dar maior autonomia, essa é uma das formas de fazer com que suas madrinhas interajam e acabem criando um clima gostoso que se estenderá na festa do seu casamento.

Tome a iniciativa – Peça permissão para noiva para montar um grupo, entrar em contato com as madrinhas e dividirem as cores que pretendem usar.

Não precisa enviar fotos exatamente do seu vestido, porque é gostoso gerar essa surpresa, mas trocar ideias do que está pensando facilita muito pra que todas de uma forma tenha a mesma sintonia e estilo.

Evite:

  • Cores claras como: branco, gelo, cinza, bege, pérola.                                                                                                    Dica: tire uma foto com o vestido e veja se na imagem não está muito próximo ao branco.
  • Cores escuras como: azul escuro, cinca escuro, verde muito escuro, cores que aparentam ser preto. Dependendo da iluminação do local, seu vestido poderá ser confundido com preto.
  • Decotes e brilhos exagerados – tudo com limite, um vestido de madrinha é bem diferenciado de um vestido de formatura!

Resumindo..

Existe uma sintonia num casamento, e você como madrinha cumprirá um dos papéis mais importantes e de destaque perante todos os convidados.

Então faz parte da sua missão entender o contexto, o local, o horário, a data e principalmente o que a noiva espera de você.

Insira-se no cenário de forma a retribuir o carinho que provavelmente existe entre você e a noiva!

E seguindo essas dicas e sugestões de modelos de vestidos, a sua escolha será perfeita!

Mas se você quiser trocar algumas ideias de vestidos comigo, é só me chamar nas redes sociais, ou deixar seu comentário aí em baixo que te ajudo a decidir! ♥

Envie seu
COMENTÁRIO