O que fazer com o vestido depois do casamento!

A festa foi maravilhosa, arrasou na escolha do modelo vestido, muitos elogios, ele está cheio de sentimentos bons de tudo aquilo que você viveu , mas agora é hora de pensar: O que fazer com o vestido depois do casamento?

Essa não é uma dúvida que não aparece enquanto estamos em busca do vestido, mas é algo que sem dúvida você vai se questionar assim que a festa acabar. 

Vestido de noiva usado

 Tem vários caminhos que você tomar, vai depender primeiramente do apego sentimental que tem pelo seu vestido, seja um  vestido de noiva, de madrinha, ou até para as daminhas.

Vamos pensar em cada uma das hipóteses juntas?

1. Estou pronta pra desapegar do meu vestido ou vou preferir guardar?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer: chegou a hora de desfazer do meu vestido?

No dia seguinte da festa do seu casamento, formatura ou aniversário, é o momento ideal pra você parar e pensar um pouquinho. Se a sua decisão for guardar ou vender seu vestido, quanto antes decidir qual dos dois caminhos irá tomar, melhor! E isso vale por dois motivos:

 

  • Se a escolha for guardar o vestido, é hora de você descobrir alguns cuidados necessários que mantém o vestido impecável por muitos anos.

 

  • E se a decisão for vender o vestido, deve começar a conhecer as vantagens que cada site que trabalha com vestido usado oferecer. 

Então pra qualquer uma das decisões, terá algo a se estudar aí.. mas vou detalhar alguns pontos que irão te ajudar na decisão.

O mais importante é pensar no destino, o que fazer com o vestido no dia seguinte!

♡ Você também vai gostar: Vestido de noiva ombro a ombro.

Checklist 

Preparei um checklist que deve ter ajudar a decidir entre guardar ou vender seu vestido! Veja se está mais propensa a ficar com ele ou desapegar.

Mas o segredo aqui, é te fazer pensar nas possibilidades e te colocar nas situações, a ponto de chegar a uma decisão!

  •           estou pronta pra desapegar do vestido?
  •           você tem o desejo que sua filha use seu vestido?
  •           sabe como guardar?
  •           estou disposta a seguir todos os passos pra manter meu vestido pra sempre?
  •           tem o desejo de passar pra uma outra pessoa a alegria que esse vestido te trouxe?
  •           imagina transformar, customizar seu vestido numa nova  peça?
  •           você tem outra festa que daria pra reaproveitar o mesmo vestido?

mae e filha casamento

2. Como guardar o vestido pra que dure para sempre

 Bom, a primeira dica pra conservar seu vestido e entender que ele precisará de cuidados especiais, é algo bem diferente de guardar um simples vestido. A intenção é que ele não amarele, e que o tecido seja preservado.

  • lavar o vestido no seguinte da festa numa lavanderia especializada. Normalmente as estilistas sugerem que já deixe agendado na lavanderia de sua indicação e também que deixe uma pessoa responsável para levar o vestido no caso dos vestidos de noiva. 

 

  • a opção mais simples é guardar o vestido numa capa de TNT ou capa de musseline de algodão que protegerá o vestido da umidade, da poeira, da iluminação e a acidez.

 

  • caixa comum também é uma opção para guardar seu vestido, desde que ela tenha um tamanho grande pra evitar muitas dobras no vestido e que entre as dobras tenham as folhas livres de ácido (scrapboock) ou folhas de seda (branca ou azul).

Caixa guardar vestido

 

  • a melhor opção são as caixas de preservação que são livres de ácido e ph neutro, que é uma caixa específica para preservação de roupas históricas de museus, então consequentemente é uma opção mais cara!

 

» Importante: JAMAIS guarde seu vestido em capas de plásticos, ele não estará protegido contra as manchas, amarelamento e não evitará o desgaste do tecido.

 

♥ Vestsara indica: The Laundress – especializada em lavagens de vestidos de noiva!

 

3. Transformar o vestido numa nova peça

Reformar o vestido e fazer dele uma nova peça é uma sugestão que eu acho  lindíssima por dar continuidade na história, no momento incrível que viveu com seu vestido num novo formato. 

Mas a primeira coisa que precisa é estar disposta em ter uma nova versão do vestido, a ponto dele ser transformado numa camisa, uma blusa, numa saia. Enfim, ele deixará de ser aquele vestido!

O upcycling, que seria a reutilização do vestido, é um movimento que tem sido aderido por milhares de pessoas, e vem aumentando dia a dia!

Eu gosto bastante dessa ideia quando imagino alguém elogiando a sua roupa, e você responder “que era o seu vestido de noiva“, um vestido de quando foi madrinha ou seu vestido de formatura. Que incrível… 

 

♥ Vestsara indica: Usei Uma Vez – site de vestidos usados + reforma de vestidos.

 

4. Sites para vender seu vestido

Pensou direitinho e está pronta pra desapegar do seu vestido?

O melhor momento pra essa decisão é logo depois de usar o vestido, pois o modelo ainda estará super em alta, então a chance de venda aumenta muito!

 Então eu separei alguns sites especializados na venda de vestidos usados!

  • Usei Uma Vez – esse site é bem legal por existir um espaço físico, que trás a mesma sensação de uma loja ou atelier de vestidos. A estilista responsável Patt Almeida, oferece ajustes para os vestidos. A comissão da venda do vestido é de 40%.

 

  • Bazar Same No More – Nesse site existe uma pré-avaliação e um certificado para que seu vestido faça parte do acervo dos vestidos usados. A comissão é de 40% também!

 

  • Wedallia – Esse site promete potencializar a venda do seu vestido 30 vezes mais rápido. Uaaaau.. Valor único de pagamento de aproximadamente R$60,00.

 

  • Empório Lulu – Os planos são divididos por pacotes, pois eles entendem que uma noiva tem outros acessórios pra vender. Então você consegue escolher a venda de um sapato + vestido! E uma coisa bem legal é que eles tem uma calculadora que ajuda a precificar seu vestido. 

Todos esses sites tem são especialistas em vestidos usados, e isso dará a melhor direção com o destino que você imagina pro seu vestido! 

 

5. Coloque seu vestido para alugar

Algumas lojas ou ateliers de vestidos oferecem a opção de alugar seu vestido que foi feito sob medida. É como um serviço extra oferecido durante o processo da construção do vestido.

Esse ponto precisa ser combinado entre você e a estilista do ateier, pois depois do evento o preço do vestido desvaloriza muito. 

Uma ideia de preço: normalmente você receberá 40% do preço do aluguel. E a responsabilidade na locação será do atelier, assim como as cláusulas e termos burocráticos descritos no contrato.

♡ Você também vai gostar: Vestido de noiva Liso.

 

6. Doar seu vestido

O vestido de noiva ou de festa carregam lembranças deliciosas, e essa mesma alegria pode ser entregue a uma outra mulher. Doar um vestido trará um sentimento ainda maior sabendo que ele fará mais uma pessoa feliz. 

Tem muitas muitas mulheres à espera de um vestido para ocasiões importantes. Por ser um dos itens mais caro de uma festa, receber essa doação despertará um sentimento de gratidão eterno à quem doou.

Pense no assunto.. fique atenta quem ficaria feliz em receber, comece ir atrás de histórias, se interesse pela trajetória das pessoas. Porque passa fazer mais sentido quando temos algo em comum com alguém!

 

7. Sessão Trash the Dress

A sessão trash the dress é um dos costumes americanos que acabou encantando as brasileiras. É uma prática destinada aos vestidos de noiva, com o propósito de sujar e estragar o vestido enquanto acontece um ensaio fotográfico do casal.

Como a ideia é estragar o vestido, o cenário costuma ser diferenciado, um lugar onde a noiva jamais chegaria perto com um vestido branco durante sua festa ou cerimônia, como próximo das árvores, ao redor da natureza, numa praia, fazenda, cachoeira. 

Ensaio trash the dress

Então imaginem a aparência do vestido depois desse ensaio! Mas essa é exatamente a proposta.. deixar todos os cuidados de lado que teve no dia do casamento. 

A noiva precisa estar bem desapegada do vestido pro ensaio trash the dress. Essa é uma sugestão pras noivas que queiram extravasar toda felicidade com cuidado zero com o vestido!

E aí meninas, qual das sugestões tem a sua cara ou está mais preparada encarar? 

Me conta nos comentários!! Um beijo..

♡ Você também vai gostar: Vestidos de Noiva Lindos!

 

 

 

Envie seu
COMENTÁRIO