Vestido de daminha Como escolher!

Escolher vestido das daminhas parece uma missão fácil não é mesmo, mas não é não!

Mas ela é tão importante quanto decidir por um vestido de noiva.

Exige cuidado e conhecimento particular na hora de misturar os detalhes de uma cerimônia de casamento com a ingenuidade que faz parte do mundinho infantil.

Ainda que trate de uma escolha muito pessoal, é algo que envolve os desejos da noiva, hora, dia e local do casamento, estação do ano e particularidades que um vestido infantil deve ter. Tudo para que um dos momentos mais fofos da celebração, fique ainda mais especial! ♥

Então se você está em busca de um vestido de daminha, veja as dicas que separei pra você e os modelos fofíssimos de vestidos lindos das minhas estilistas favoritas que estão aqui no Vestsara.

Vestido de daminha e florista com aplicações, decote V -- Petite Fleur Atelier.

Vestido de daminha x estilo do casamento

Na hora de definir o vestido de daminha é importante se atentar ao local e ao estilo do casamento, pois esses detalhes estão super ligados na escolha do modelo e no tipo de tecido que será trabalhado no vestido.

Para os casamentos ao ar livre, durante o dia a prioridade é a leveza, o  frescor nos tecidos. Os vestidos em algodão além da beleza e conforto para as crianças abre opções para os tons levemente coloridos.  Os vestidos com estampas florais ficam lindíssimos e combina muito com o clima do casamento.

Já as celebrações clássicas, geralmente noturnas em igrejas permitem que os tecidos sejam mais estruturados, com detalhes elaborados, que tragam volume para os vestidos, como as rendas, laços e delicadas aplicações.

Conforto para as daminhas

Uma das coisas que mais escuto das estilistas que fazem daqui do portal é sobre o conforto que as daminhas precisam ter antes, durante e também depois da celebração do casamento.

Importante lembrar que ainda são crianças, que devem brincar depois da celebração e precisam de mobilidade para sentar, levantar os bracinhos, e não podem perder toda graciosidade com tudo aquilo que uma criança faz em seu dia a dia.

A pele da criança é muito sensível, pra isso o lado avesso do vestido precisa ter um o toque suave, um frescor.

A intenção é que as daminhas fiquem apaixonadas por seus vestidos durante toda a festa, que seja um momento para ficar em sua memória afetiva!

Vestido de daminha e florista confortável - Casa de Boneca Atelier

Comprimento do vestido

Um dos comprimentos mais usados nos vestidos das daminhas é um pouco pra baixo do joelho, por manter o estilo angelical da crianças e pelo conforto e segurança que elas precisam quando para brincar.

A idade das daminhas pode influenciar na escolha comprimento do vestido, para as daminhas maiores pode chegar até o tornozelo, a dica é não cobrir os sapatos!

Comprimento do vestido de daminha e florista - Atelier Petite Fleur

Daminha não é mini noiva

Não, o vestido de daminha não precisa e não deve seguir o da noiva!

Eles podem ter a mesma proposta no tecido, nos detalhes, ter uma harmonia entre os modelos sem fazer com que a criança se pareça com uma noiva.

Mesmo porque, o papel das daminhas é o de encantar, de trazer doçura pra celebração, e pra isso o vestido precisará ter essa mesma proposta de delicadeza e com detalhes infantis.

A cor do vestido de daminha

Assim como as noivas não precisam mais se restringirem ao branco, os vestidos coloridos das daminhas também estão em alta!

Pode abusar nas cores dos tecidos, nas faixas, nas estampas florais.

O vestido de daminha pode até ser um reforço a alguma cor que a noiva queira destacar na festa.

Para essa decisão a participação da noiva é fundamental, e cor escolhida estará em harmonia com a paleta de cores do casamento, mas não precisa ser a mesma cor escolhida para as madrinhas.

Vestidos das daminhas e florista do casamento Tassia Naves.

Quem deve escolher o vestido de daminha?

Normalmente é a noiva quem escolhe o modelo dos vestidos de suas daminhas. Algumas preferem conversar com as mães, trocar ideias dos modelos que imaginou, até chegar num vestido definido por ela.

Tudo deve acontecer num processo bem tranquilo, sem imposição até mesmo pela afinidade que deve existir entre as noivas, daminhas e as mães das daminhas.

A noiva que exigir um modelo ou estilista específica, costuma presentear os pais e arcar com os custos dos vestidos, mas pra isso também não existem regras.

Idade das daminhas e escolha dos vestidos

A idade das daminhas pode sim influenciar na escolha dos vestidos! Ainda mais hoje que o número de dama de honra aumentou comparado há alguns anos atrás, e é fundamental respeitar cada uma de maneira individual.

Então é preciso entender a necessidade de cada uma delas e esse passou a ser um dos papeis das estilistas infantis.

Costas vestidos de daminha bordados e pérolas - Atelier Petite Fleur

A diferença de idade entre as daminhas pode ir das que estão aprendendo a andar até as jovenzinhas.

Você pode estar imaginando cada uma delas de um jeito, não é mesmo? Mas não é esse o resultado! Geralmente as daminhas terão a mesma proposta, ficarão parecidas, mas se reparar bem uma terá manguinha, enquanto outra alcinha, o comprimento poderá ser diferente.

A diferença estará nos detalhes, e assim elas ficarão iguais e ao mesmo tempo diferente, sabe?

Vestido de daminha lindos - Petite Fleur Atelier

Daminhas todas iguais

Daminhas com vestidos iguais ainda é um das escolhas preferidas pelas noivas e o mais tradicional, sem contar na praticidade por ter que decidir por apenas um modelo para todas as damas de honra.

É preciso escolher apenas uma vez pelo tipo de tecido, pela estampas, pelos detalhes, bordados, e tudo isso junto num grupinho fica ainda mais encantador.

Fica lindo na foto, mas só não pode anular a personalidade das crianças!

Daminhas e floristas com vestidos parecidos.

Tendência para vestido de daminha

Falar de tendência para vestidos de daminha está muito ligado ao estilo do casamento.

Quanto mais clássico for o casamento, mais distante de tendência será o vestido das damas de honra.

Mas é possível trabalhar com traços modernos em modelos atemporais, que sempre estarão em alta. Não precisa ser uma peça clássica, mas uma peça que não envelheça. Daqui 10, 20 anos o vestido precisa continuar bonito.

A sugestão da estilista Thais Polachini do atelier Petite Fleur  é fugir de tendências pra não se arrepender com o passar do tempo e pra não correr o risco do vestido marcar época.

Experimentar o vestido de daminha é fundamental?

Nem sempre experimentar o vestido de daminha é fundamental. Normalmente as daminhas estão em idades que o corpo ainda não se transformou, está pouco acinturado, mais “retinho”.

E essa pode ser uma vantagem para as noivas ou mães que gostaram do trabalho de uma estilista que está distante.

Isso é muito comum acontecer com as entregas do atelier Casa de Boneca, onde a estilista oferece a opção de fazer todo processo à distância junto com a mãe da daminha. As medidas são tiradas e a cada processo uma nova conversa é agendada pra garantir que as medidas não mudaram.

Vestido de daminha infantil em poá - Atelier Casa de Bonecas 

Converse com a noiva

Conversar com a noiva é uma das primeiras coisas que as mães devem fazer quando se tem em mãos a missão de “escolher o vestido de daminha”.

Provavelmente a noiva terá definido qual será a paleta de cores do casamento – isso ajuda e muito! Será um guia pra vocês. Depois ela deve passar os detalhes da celebração, local da festa, e sem dúvida terá uma pastinha com modelos de vestidos que imaginou para suas daminhas.

Pode parecer uma tarefa difícil num primeiro momento, mas com a ajuda e envolvimento da noiva, tudo fica bem fácil e passa ser um processo gostoso de escolhas, sem contar o envolvimento que acontecerá entre vocês antes do casamento!

Vestido de daminha infantil - Atelier Casa de Bonecas

Entre na conversa… se essas dicas te ajudaram ou se você se apaixonou por algum dos vestidos, me conta aqui embaixo! Vou adorar saber…

Beijo meninas.. espero que esse esse bate-papo tenha te ajudado e também a encontrar um vestido de daminha lindo e encantador!

— Quem trabalha com ♥ — 

• Petite Fleur Atelier 

• Casa de Bonecas Daminhas
Envie seu
COMENTÁRIO